"É um livro saboroso de folhear, de viajar com a trupe do Circo Esperança", diz Selton Mello sobre livro "O Palhaço"

Selton Mello lança livro de seu grande sucesso cinematográfico pela Editora Master Books, da apresentadora e empresária Eliana Michaelichen


Depois de emocionar plateias de todo o Brasil com a história doce e melancólica do palhaço Benjamim, o filme “O Palhaço” se prepara para cativar o público mais uma vez – agora como um livro de arte que reúne textos e fotos em um registro sobre o universo circense.  “Eu e produtora Vania Catani tínhamos um sonho de ter um livro de arte que contasse um pouco de nossa aventura cinematográfica”, diz Selton Mello, protagonista e diretor do longa, ao DaquiDali.

“O Palhaço” será lançado na noite desta segunda-feira (12), em São Paulo, pela Editora Master Books, da apresentadora de TV e empresária Eliana Michaelichen. “É um honra tê-lo como um dos grandes nomes da editora. Fiquei lisonjeada quando Selton entrou em contato comigo, afinal, o longa é um projeto que emociona, que fala muito do Brasil e do povo brasileiro”, conta Eliana. “O livro é uma extensão do filme. Um presente para os amantes deste trabalho, porque as pessoas vão poder carregar consigo as imagens inesquecíveis vistas no cinema”, completa.

Em entrevista exclusiva ao site DaquiDali, Selton Mello conta como surgiu a ideia do livro, fala do processo de traduzir em páginas uma história que emocionou tanto o público e sobre a importância do projeto em sua carreira.

Como e quando surgiu a ideia de criar um caderno de memórias do filme “O Palhaço”?
Selton Mello: Conversando com Eliana, que fez um belo trabalho em um livro de arte sobre o Blindness “Ensaio sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, veio a ideia de fazermos algo bonito assim com “O Palhaço”. O resultado ficou extraordinário. Eu e Vania Catani, produtora do filme, tínhamos um sonho de ter um livro de arte que contasse um pouco de nossa aventura cinematográfica, e através da Eliana e sua Editora Master Books esse sonho se concretizou.

Como é traduzir em páginas um filme que emocionou tanto o público? Você acha que a recepção será tão calorosa quanto foi no cinema?
S.M.: Trata-se de um livro de curiosidades, bastidores do filme, com muitas fotos de making of e ensaios de estudiosos do circo no Brasil, como Alice Viveiros de Castro e Ermínia Silva. É um relicário do processo de nosso filme. Tomara que o público curta tanto quanto curtiu o longa.




Além de ter uma fotografia belíssima, “O Palhaço” é cheio de imagens que ficam na memória de quem o assiste. Como foi fazer a seleção de fotos e capítulos que integram o livro?
S.M.: Essa parte foi difícil, pois muita coisa teve que ficar de fora, mas o que foi selecionado por toda a equipe que produziu o livro foi de muito bom gosto, um material vasto e muito rico. Certamente será um belo presente ao público que abraçou o filme e fez dele um grande sucesso. Trabalhei com a Hardy Design, parceiros mineiros que idealizaram os cartazes de meus filmes e eles fizeram um design muito requintado para o livro, usando referências circenses no conceito gráfico de uma forma bem elegante, resultando em um livro saboroso de folhear, de viajar com a trupe do Circo Esperança.


Como você chegou à Editora Master Books? Como foi o trabalho com a Eliana?
S.M.: Conheci Eliana através de seu marido João Marcelo Bôscoli, e foi com muita alegria que vi nosso projeto tomar corpo. O trabalho da Eliana à frente de sua editora é muito qualificado e resultou em um produto de grande valor artístico. Eu,Vania Catani e todo o elenco estamos bem felizes por ter conseguido documentar, em um livro de arte, parte de nosso processo criativo. Saúdo aqui o trabalho de Manoel Lauand e Kiko Egydio, parceiros de Eliana e que colaboraram bastante para o livro.




Você acha que há um crescimento do interesse das editoras pelos sucessos cinematográficos? Como vê isso?
S.M.: Sem dúvida, na medida em que fazemos cada vez mais e melhores filmes, a tendência é que as editoras se interessem por conteúdos ligados a essas produções. No caso de “O Palhaço”, também lançaremos o roteiro do filme em dezembro, roteiro que escrevi ao lado de Marcelo Vindicatto. Um filme que proporcionou dois belos livros é motivo de uma alegria pessoal sem tamanho. E é provável que isso aconteça com outros filmes também daqui para frente.

O que “O Palhaço” representa hoje para a sua vida, para a sua carreira?
S.M.: Este filme foi uma confirmação de meu trabalho atrás das câmeras. Com ele pude fazer algo relevante para nossa cinematografia e com isso me deu forças para seguir adiante, trilhar meu caminho. Um filme pessoal que conseguiu o feito de agradar público e crítica. “O Palhaço” é definitivo em minha trajetória, um projeto iluminado.

Sobre a indicação do filme no Oscar 2013. Quais são as suas expectativas?
S.M.: Sei que será bem difícil conseguir uma vaga entre os cinco finalistas, afinal, são 71 filmes para poucas vagas. Mas recebi com muita honra a incumbência de representar meu país e agora é torcer para ver se conseguimos ir além. A jornada até lá já será inesquecível. Poder apresentar para a indústria norte-americana o que engendrei delicadamente aqui já é uma alegria e um passo enorme em minha carreira.

Serviço
O Palhaço
Editora Master Books
96 páginas
Preço sugerido: R$ 39,90

Nota publicada por DaquiDali em 12/11/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eliana avalia bumbum dos apresentadores do Tudo Pela Audiência

Eliana e Sylvia Design se divertem na exposição “Silvio Santos Vem Aí”