ELIANA: A Dona do Domingo

Jornal Agora faz reportagem sobre Eliana e chama a apresentadora de "a dona do domingo"; veja matéria aqui


"Cada domingo é diferente." É com essa filosofia que a apresentadora Eliana, 39 anos, encara o desafio de brigar pela audiência nas tardes de domingo com a atração que leva o seu nome no SBT. 

De janeiro a junho deste ano, a loira conquistou média de sete pontos, segundo o Ibope. Seu programa venceu "O Melhor do Brasil" (Record), de Rodrigo Faro, nas últimas quatro semanas e chegou a registar nove pontos (cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo). "Essa disputa é saudável, e quem ganha é o público, que tem opções na hora de escolher a que assistir. E as pessoas veem o que tem conteúdo", afirma Eliana. "Tenho o maior respeito pelos meus colegas, mas, na hora do programa, há concorrência, sim!", diz a apresentadora, que está há oito anos no comando de atrações dominicais, já que de 2005 a 2009, ela fez o "Tudo É Possível", na Record.

Nos seis últimos meses, o programa do SBT investiu em cinco novos quadros e, atualmente, tem outros dez à disposição da produção, que decide o que vai ao ar a cada domingo de forma estratégica. "A atração tem duração de quatro horas. Cada quadro leva em média, 40 minutos no ar. É a versatilidade da Eliana, seja para o lado do humor ou da emoção, que dá o tom certo a eles. Tratamos cada um como se fosse para um domingo diferente", define o diretor, Ariel Jacobowitz.

Segundo a apresentadora, o papel que desempenha em cada quadro é muito natural. "A mulher é cheia de facetas, e eu as exerço dentro do programa. Vou do estilo maternal ao extrovertido. Eu canto, danço e brinco com todas essas possibilidades, e o público corresponde positivamente", avalia.

O único quadro que está toda semana no ar no "Eliana" é o "Rola ou Enrola?". A atração, estilo namoro na TV, é um trunfo do programa em sua reta final, das 18h às 19h. Nele, são mostrados candidatos fazendo apresentações inusitadas a fim de conquistar as mulheres. "É uma brincadeira contemporânea na qual os homens se exibem. As mulheres, que querem mesmo encontrar um companheiro, assumem o poder e dão as cartas. É o retrato do momento em que vivemos", comenta a apresentadora.

Dedicação para as mulheres e desafios no palco

Para as telespectadoras de Eliana, ainda estão reservados outros quadros, como o "Beleza Renovada" e o romântico "Quer Casar Comigo?", além das dicas de beleza com o cabeleireiro Rodrigo Cintra e de moda com o consultor Arlindo Ground, ambos do reality "Esquadrão da Moda" (SBT). "Quando o programa enfrenta um jogo de futebol, oferecemos um conteúdo mais voltado para as mulheres no horário", revela o diretor, Jacobowitz. 

Além das atrações musicais e da presença de artistas no quadro "Rede da Fama", há também o "Ciência em Show", que promove desafios com prêmios em dinheiro. Depois da difícil prova em que era preciso quebrar uma taça com um grito, o trio de físicos Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo realiza o "Desafio do Peso Certo", em que um participante tem que descobrir o peso exato de determinados objetos. Atualmente, o prêmio do quadro está acumulado em R$ 20 mil. "Essa é uma atração que mexe com a curiosidade do público, que se sente desafiado. Além de divertir, estamos informando quem está em casa sobre assuntos do cotidiano. É a ciência aliada ao entretenimento", diz Eliana.

Outro ponto que conta a favor do programa do SBT é o fato de a atração ter algumas edição ao vivo. Foi assim com o incêndio em uma boate em Santa Maria (RS), em janeiro. A apresentadora decidiu suspender o que iria ao ar e fez a cobertura da tragédia. "Foi minha primeira experiência na condução de um assunto que chocou o país. Não conseguiria colocar no ar um programa alheio ao que estava acontecendo naquele momento", lembra ela.

De olho na internet e novidades

Ao longo de quase quatro anos no ar, o "Eliana" ainda conseguiu se aproximar do público da internet. Tanto que tem um espaço dedicado a levar os anônimos que fazem sucesso na rede para o palco do programa, no quadro "Famosos da Internet". "Negar o sucesso da web é algo que não se deve fazer. Ela é importante e completa a TV", analisa Eliana. De olho em virais, como o dos irmãos Jeferson e Suellen, que emplacaram com o vídeo "Para Nossa Alegria", o programa está preparando um novo quadro que deve ir ao ar em breve. Com título provisório de "Fenômenos da Internet", a atração será baseada no formato do "YouTube Secret Talent", desenvolvido na Alemanha, e dará um prêmio de R$ 50 mil para o participante vencedor.

Outras novidades ainda estão programadas para ir ao ar. Amanhã acontece o "Namoro com Júlio", quadro que vai encontrar uma namorada para o participante que, assim como o ímpar Tayrone - que participou do "Rola ou Enrola?" - causou furor entre as mulheres. "Ele apareceu e foi uma explosão nas redes sociais. Algumas pessoas comentaram que ele era um galã. Abrimos as inscrições, e milhares se mostraram interessadas nele", diz Eliana.

Além disso, a produção do programa já prepara uma série de episódios especiais que vão comemorar os quatro anos da atração dominical, além de um novo cenário, que deve estrear em agosto. "Vamos apostar em linhas leves. Cada quadro terá uma cor diferente, que o caracterize", conta Jacobowitz.   

Assim, Eliana segue na acirrada disputa dos domingos. "Sou uma representante das mulheres nesse segmento e quero marcar esse espaço", diz.

Nota publicada por JORNAL AGORA em 22/07/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eliana avalia bumbum dos apresentadores do Tudo Pela Audiência

Eliana e Sylvia Design se divertem na exposição “Silvio Santos Vem Aí”