Eliana nas plataformas digitais


Muitos fãs desconhecem ou se questionam sobre o uso de serviços de músicas online como iTunes, Spotify, Napster, Deezer e entre outros. Ano após ano, as plataformas digitais ganham cada vez mais espaço e a pirataria diminuindo no nosso país. Além de oferecer um vasto acervo de músicas de artistas de todo o mundo, de A a Z, em alta qualidade, os serviços de música são ótimos termômetros para saber se a música ou um álbum agrada ao público.

Onde queremos chegar com essa história? É o que você, caro leitor, deve estar se perguntando neste momento. A ideia é que os fãs passem a utilizar esses serviços de música para que os números de vendas, ouvintes e seguidores da Eliana possam aumentar. Também queremos reforçar o nome da rainha como cantora. Quem sabe assim, provando com números, a loira possa entender que estilo de música mais agrada seus fãs.

Para isso, vamos focar nos dois maiores serviços: iTunes e Spotify. E claro, vamos explicar um pouquinho sobre eles.

iTunes
É a principal loja virtual de músicas e vídeos no mundo. No serviço, existe um chart (top) com as 100 músicas mais baixadas e os 100 álbuns mais baixados no dia. O nosso objetivo é colocar ao menos 1 álbum da Eliana nesse chart.

Qual álbum eu devo comprar?
Dê preferência aos seguintes álbuns: "Eliana 1993", "Eliana 1994", "Eliana 1995", "Eliana 1996", "Eliana 1997", "Eliana 1998", "Primavera", "Eliana 2000", "É Dez", "Eliana 2002", "É Festa" e "Diga Sim".

E qual música eu deveria comprar?
Você pode optar por algumas clássicas como "Os Dedinhos", "Pop Pop", "A Dança dos Bichos" e "Xô Preguiça", mas seria interessante colocar no chart alguma música mais atual "Um Dia de Sol", "Tudo Pode Mudar", "Um, Dois e Três", "Quando é Amor" e "Diga Sim" .

É difícil colocar um álbum da Eliana no Top 100 do iTunes Brasil?
Não. Álbuns antigos de artistas como Tim Maia, Lulu Santos e Roberto Carlos conseguem entrar com facilidade no chart. Além disso, álbuns da própria Eliana já entraram no Top 100 mesmo com a quase nula divulgação de sua página no iTunes. Exemplos: "Eliana 2000" e "Diga Sim".

Spotify
Principal serviço de música por streaming, ou seja, você ouve as músicas pela internet. Como ele, existem outros como Deezer e Napster.

Atualmente, Eliana conta com cerca de 20 mil seguidores e mais de 11 mil ouvintes mensais. Entre artistas do mesmo gênero musical, a loira perde no número de seguidores para a Kelly Key, que conta com 28 mil e Sandy e Junior que contam com 60 mil seguidores e 220 mil ouvintes mensais.

Não é impossível colocar uma música da Eliana entre as 100 mais tocadas, mas a atualização desse chart é em tempo real, ou seja, um número muito grande de pessoas precisaria ouvir uma música em específico. Portanto, vamos focar apenas em aumentar o número de ouvintes e seguidores da loira, inicialmente.

Qualquer dúvida quanto ao funcionamento desses serviços, dê uma olhada no site oficial deles!

E aí? Vamos tentar colocar o som da nossa Rainha nas alturas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eliana e Sylvia Design se divertem na exposição “Silvio Santos Vem Aí”

Eliana avalia bumbum dos apresentadores do Tudo Pela Audiência